Embora os edifícios são muito bem arquitetados e construídos, muitos acidentes ocorrem pela falta de um acompanhamento de um profissional técnico durante a execução da obra, falta de manutenção e conservação e a má utilização da edificação, como foi os casos dos Edifício Riqueza e Edifício Liberdade nos anos de 2011 e 2012 respectivamente, ambos no Rio de Janeiro. Mediante a essas ocorrências criou-se duas Leis, estadual (Lei n° 6400/2013) e municipal (Lei Complementar nº 126/2013), as quais determinam a obrigatoriedade de uma autovistoria em todos os edifícios após os cinco anos de “habite-se”. 

Uma autovistoria ou vistoria técnica é um estudo predial cuidadoso efetuado por profissionais especializados ou por uma empresa de autovistoria, onde sua principal função é analisar as condições gerais de um edifício em termos de segurança, conservação e estabilidade. Na vistoria predial é realizado um diagnóstico geral do edifício, e quando é identificado algum problema, planos de ação são traçados para aplicar a solução correta. Este serviço deve ser realizado por profissionais de diferentes especializações, sendo Arquiteto e Urbanista ou Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Esse procedimento é dividido em três fases: a realização da vistoria técnica predial, elaboração de laudo técnico e comunicação à Prefeitura do Município de Instalação do Empreendimento.

Uma vistoria predial bem realizada e uma manutenção de forma correta traz benefícios como redução de custos, valorização patrimonial, segurança, vida útil prolongada, tranquilidade, entre outros. Mas a falta de uma vistoria implicará em multas e notificações, e ainda poderá responder civil e criminalmente por danos que podem ser causados aos usuários. Portanto, contratar uma empresa que faça autovistoria é indispensável para todo e qualquer edifício, seja ele comercial, residencial ou público.     

Postagem criada em: 11/10/2022 - 14:49


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.