Equipamentos de Combate ao Fogo

Os extintores contra incêndio são dispositivos portáteis usados para controlar pequenos focos de incêndio. Eles contêm agente extintor, como água, dióxido de carbono, pó químico, espuma, entre outros. Quando ativados, eles lançam o agente extintor diretamente sobre o fogo para extingui-lo. Os extintores são classificados com base no tipo de material combustível que estão projetados para apagar.

Estes agentes extinguem o fogo por interrupção da reação em cadeia química que ocorre durante o processo de combustão, evitando o alastramento das chamas.

Os extintores normalmente são classificados de acordo com os tipos de fogo aos quais são adequados para combater. Os extintores mais comuns são classificados como classe A, B e C. Os extintores classe A são adequados para materiais inflamáveis sólidos como madeira, papel, tecido e plástico. Os extintores classe B são adequados para líquidos inflamáveis como gasolina, óleo e outros combustíveis. Os extintores classe C são adequados para equipamentos elétricos.

É importante que os extintores sejam mantidos e inspecionados periodicamente para garantir que estejam em boas condições de uso. Deve-se verificar se o extintor não está vazio ou com pressão baixa, se a mangueira não está danificada e se o registro está devidamente preenchido. Além disso, os extintores devem ser colocados em local de fácil acesso e visível para as pessoas. 

Em caso de emergência, é preciso seguir algumas recomendações básicas para o uso correto do extintor: 1) identificar o extintor adequado para combater o fogo; 2) ler as instruções de uso; 3) deslocar-se para um local seguro, a uma distância de cerca de 3 metros do foco do fogo; 4) segurar o extintor verticalmente, na direção da base das chamas; 5) pressionar o gatilho para liberar o agente extintor; 6) mover o extintor de um lado para outro para direcionar o agente extintor sobre o fogo; 7) desligar ou desconectar qualquer equipamento elétrico antes de usar o extintor.

O uso de extintores de combate a incêndio é importante para prevenir e controlar o fogo em ambientes com risco de incêndio. Eles devem estar disponíveis em locais estratégicos para uso em um possível incêndio. Em caso de emergência, é importante seguir as instruções de uso corretamente para garantir que o fogo seja extinto sem ocasionar danos ao usuário ou ao local.

Postagem criada em: 12/12/2023 - 14:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.