Otimização do consumo de energia

A energia elétrica é a principal fonte de alimentação de equipamentos elétricos e maquinários de uma empresa ou indústria. Ela também está presente em residências e estabelecimentos públicos como fator primordial para a execução das suas atividades diárias. Mediante a isso, os estabelecimentos, sejam industriais, comerciais, públicos ou residenciais, buscam por uma forma de otimizar as operações de seus equipamentos elétricos, bem assim como todo o sistema energético, e a maneira mais adequada para atingir este objetivo é investir em soluções em eficiência energética.

Obter uma eficiência da energia elétrica consiste em fazer um estudo minucioso das instalações e equipamentos elétricos de uma indústria ou seja qual for o estabelecimento para otimizar o consumo da energia elétrica de forma que a capacidade de produção seja maior que o consumo, ou seja, produzir mais gastando menos energia elétrica.

Para que a eficiência do consumo da energia elétrica funcione de maneira adequada é preciso verificar as instalações elétricas e cada um dos equipamentos existentes e de uso contínuo em um empreendimento quanto ao desempenho, se há gastos excessivos e, consequentemente, desperdícios no consumo da energia. Além das inspeções para verificação do estado de conservação das instalações e identificação de possíveis falhas no sistema e equipamentos, é de suma importância ter o monitoramento do consumo de energia diário para ter conhecimento dos picos de maior consumo e aplicar estrategicamente as melhores soluções para reduzir os custos e assim a eficiência energética. 

Investir em eficiência energética não só contribui para uma maior produtividade de uma empresa ou indústria, mas também aumenta sua competitividade no mercado e sua lucratividade. Outro fator que agrega valor é a contribuição com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, o que aumenta a sua visibilidade e preferência perante os consumidores.

Para ter eficiência energética em um estabelecimento é fundamental contar com uma empresa especializada para prestar serviços dessa natureza de forma adequada e atendimento a todas as normas exigidas perante a Lei, com equipamentos de medição calibrados e certificados e com uma equipe de Engenheiros Elétricos para o exercício das atividades com excelência.

Postagem criada em: 28/10/2022 - 11:10


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.