Controle de materiais em edificações

O laudo de materiais ou de CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento), como também é conhecido, é um documento de extrema necessidade para certificar a resistências de tais materiais quanto ao calor. Esses materiais são utilizados na finalização de uma construção civil, como tetos, forros, pisos, paredes, divisórias e coberturas, e precisam ter uma alta resistência ao calor em caso de um incêndio, ou seja, não podem ser inflamáveis, pois dificultaria as pessoas acharem uma rota de fuga na ocorrência de um incêndio por conta de alastramento das chamas ou geração de um grande volume de fumaça, podendo ser vital para tais indivíduos e dificultando igualmente o socorro.

O laudo para ter um controle desses materiais é uma exigência do Corpo de Bombeiros para a obtenção ou renovação do AVCB do edifício e é destinado a todas as edificações, desde que sejam maiores ou iguais a 750 m² e tenham a altura igual ou maior a 12 metros. E só pode ser emitido mediante a uma vistoria técnica completa por um engenheiro civil ou arquiteto devidamente certificado pelo CREA e com profundo conhecimento na elaboração deste documento.

Além de ter o objetivo de inibir a propagação das chamas e fumaça em caso de incêndio em um empreendimento, o laudo para controle de materiais de acabamento e revestimento visa adequar às exigências estabelecidas por órgãos competentes.

O laudo de tais materiais é um tipo de serviço oferecido por empresas especializadas, certificadas e experientes no segmento, ideal para clientes que buscam soluções inovadoras para os seus empreendimentos e garantir a segurança tanto da edificação quanto dos seus ocupantes.

Postagem criada em: 19/10/2022 - 16:46


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.