Lidando com problemas na tubulação de equipamentos

Já aconteceu de você ter algum problema de tubulação de algum equipamento, como ar condicionado, aquecedor, aspirador de pó, etc? Pois é, isso também pode acontecer em empresas, tanto em sistemas de ventilação quanto em seus equipamentos, a diferença é que no setor industrial, qualquer problema em equipamentos pode significar atraso na produção e prejuízos para a empresa.

Quando esses problemas acontecem é necessário chamar um técnico para avaliar qual o problema que ocorreu, para ele ser solucionado o mais rápido possível. Às vezes o problema não é tão superficial, e é necessário fazer uma avaliação mais demorada para ir mais a fundo e descobrir o que houve.

Equipamento para inspecionar tubulações

A maioria dos equipamentos industriais contam com tubulações em sua estrutura, e por isso podem acabar ficando entupidos por acúmulo de sujeira, ou algum resíduo pode ser acabado entrando no local e atrapalhando o funcionamento do equipamento inteiro. Nessas situações é necessário realizar uma inspeção de tubulação.

Nessa inspeção o técnico colocará uma câmera dentro do tubo para verificar qual o real problema e ver se consegue encontrar o que pode ter causado o entupimento do tubo. Como existem tubos de diversos tamanho e espessuras, a câmera utilizada para a verificação fica na ponta de um longo fio, sustentada por uma pequena haste, e é colocada dentro do tubo e levada por sua extensão, e assim é possível observar o que há no tubo que pode estar causando o problema no equipamento.

Caso não se saiba qual tubulação está causando o problema pode ser feitos pequenos testes para tentar descobrir, ou o profissional pode colocar a câmera em cada tubo e verificá-los, o que demandaria tempo mas não há muito o que fazer além disso.

Postagem criada em: 10/05/2022 - 20:54


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.