Aplicação de Chuveiro Automático

Sprinkler, também conhecido como chuveiro automático, é um dispositivo de proteção contra incêndio que utiliza o princípio do jato de água. Normalmente, consiste em uma série de mangueiras equipadas com bicos dispersores conectados a uma rede de tubulações. Quando uma temperatura elevada é detectada, o sistema aciona e libera água para controlar o princípio de incêndio. 

A instalação de sprinkler consiste em um processo fundamental para um projeto de prevenção e combate  a incêndio (PPCI), pois garante maior segurança e proteção para a edificação e as pessoas que por ela circulam. É um sistema muito eficaz de proteção contra incêndio, pois atua diretamente no fogo antes que ele possa se espalhar.

Em suma, o sistema de sprinkler é uma estratégia importante para proteger edifícios, equipamentos e vidas. Os sprinklers possuem ampolas de vidro que são extremamente sensíveis e temperaturas elevadas que, quando detectadas, seu sistema é acionado, liberando água na área afetada.

Além dos sprinklers, o sistema de prevenção e combate a incêndios deve haver  outros equipamentos, como os detectores de fumaça, hidrantes, alarmes de incêndio, hidrantes, mangueiras, extintores e outros dispositivos.

O projeto deve ser desenvolvido por um profissional qualificado, pois deve atender todas as normas e requisitos exigidos pela legislação. Ele será então submetido ao Corpo de Bombeiros para aprovação. Uma vez aprovado, o projeto de instalação pode ser implementado.

Após a conclusão da instalação, um teste de funcionamento é realizado para garantir que o sistema está em perfeito estado de funcionamento e pronto para uso.

Uma vez instalado, é necessário realizar inspeções e manutenção regulares para garantir que o sistema esteja sempre operacional. O período de inspeção depende do tipo de sprinkler instalado e do tipo de construção. 

É importante destacar que sprinklers não se destinam a extinguir incêndios, mas sim a preveni-los e conter seu avanço. Portanto, é fundamental que outras medidas, como treinamento para proteção ao incêndio, sejam adotadas para ajudar a minimizar o risco de incêndio.

Postagem criada em: 06/10/2023 - 14:40


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.