Testes em Equipamentos Industriais

O ensaio por partícula magnética é um método não destrutivo usado para detectar defeitos de solda ou trincas superficiais em estruturas metálicas. O teste envolve a aplicação de uma corrente magnética em torno da superfície do material, que se associa com partículas magnéticas adicionadas à peça em teste. 

Estas partículas são atraídas para as áreas que contêm defeitos, permitindo o rastreamento visual dos defeitos usando uma luz ultravioleta.

Este ensaio é um método de inspeção para verificar a qualidade da solda e detectar defeitos superficiais e subsuperficiais em itens de metal e outros materiais, como o aço e ferro fundido. 

O método usa um campo magnético para identificar indícios de descontinuidades existentes na superfície do material, que podem indicar problemas como trincas, falta de solda, porosidade ou líquido de solda preso. 

Para realizar o teste, é necessário aplicar uma corrente elétrica a uma bobina externa que gera um campo magnético. Em seguida, é colocada uma partícula magnética no local da solda, que então passa a ser atraída pelo campo magnético. A partícula é então apoiada por meio de ímãs e luzes ultravioletas, revelando possíveis defeitos na soldagem. 

As partículas magnéticas usadas para este teste geralmente são feitas de ferro, cobre, níquel e alguns outros metais. Elas são pequenas e visíveis à luz ultravioleta, o que facilita a detecção de defeitos. Além disso, elas também reagem ao campo magnético e, portanto, contribuem para a detecção de defeitos, como trincas e porosidade. 

Este tipo de ensaio é amplamente utilizado na indústria de petróleo e gás, construção naval, aeronáutica, mineração e fabricação. Ele é usado para garantir a segurança e fiabilidade dos produtos, pois permite a detecção precoce de defeitos em materiais soldados.

Postagem criada em: 09/08/2023 - 16:18


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.