Diferenças entre essas áreas tão importantes:

Quando falamos sobre a Medicina e Segurança do Trabalho, estamos falando sobre duas áreas muito importantes para as empresas, que além de serem obrigatórias, são fundamentais para um ambiente de trabalho mais saudável.

Elas atuam em conjunto e muitas vezes nos referimos a (e ouvimos) elas como uma coisa só. Mas, afinal, há diferença entre elas?

Bom de maneira simples, sim! E vamos viemos te explicar um pouco mais sobre elas!

Começando da forma mais simples possível, quando falamos sobre a medicina do trabalho, estamos falando sobre uma área que busca cuidar da qualidade de vida do trabalhador em termos de saúde.

Ou seja, ela é focada na prevenção de riscos que podem oferecer malefícios à saúde física ou mental do colaborador, elementos que possam afetar o seu bem-estar, e promover medidas para a manutenção dessa saúde.

Já a segurança do trabalho é focada nos elementos que podem apresentar risco de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho aos colaboradores, principalmente daqueles que desenvolvem atitudes com algum grau de insalubridade ou periculosidade.

Assim, essa área trabalha mais com o uso correto dos equipamentos de proteção, manuseio dos produtos, condições a que os funcionários possam estar expostos, tudo isso para que eles possam desenvolver suas atividades sem enfrentar nenhuma situação verdadeiramente de risco para si.

Então, apesar de ambas estarem focadas em preservar ao máximo o trabalhador e assegurar que eles desenvolvam suas atividades com maior segurança e saúde, elas são áreas com suas diferenças que se complementam.

E, para que você tenha sucesso em ambas, protegendo ao máximo os seus funcionários, o investimento em boas consultorias pode valer muito a pena. Por isso, não hesite em buscar o apoio de profissionais especializados e garanta a implementação das melhores medidas dessas áreas tão importantes!

Postagem criada em: 09/08/2022 - 18:51


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.