Intensidade da luz na medida certa

O laudo luminotécnico é um documento técnico emitido mediante a uma vistoria de um local para medir a iluminação de um ambiente a fim de efetuar melhorias na distribuição da luz no local, com o objetivo de evitar acidentes ou problemas de saúde ocupacional nos trabalhadores de uma determinada empresa. A má iluminação, seja excessiva ou pouca luz, podem provocar vários danos à saúde de colaboradores que ficam expostos a um longo período. 

O laudo da iluminação de um ambiente é feito por um profissional devidamente habilitado e precisa seguir rigorosamente as normas regulamentadoras NBR 5461, NBR ISO/CIE 8995-1/2013 e a NR 17. Este laudo visa deixar o local, especialmente de trabalho, com a iluminação adequada e assim garantir a saúde ocupacional dos trabalhadores, assim como o conforto visual e sua produtividade.

Fadiga no ambiente de trabalho é um dos grandes problemas causados pela má iluminação, podendo causar outros como cansaço dos olhos, distúrbios emocionais e do sono, problemas de pele, entre outros problemas de saúde. Com isso se faz indispensável a medição da luminância do local a fim de adequar a intensidade da luz na medida certa, atendendo aos requisitos legais. Os itens que são analisados no laudo de luminância são o ofuscamento luminoso, condições da luminária, periodicidade da manutenção, iluminação natural, além da saúde dos funcionários.

Este documento deve ser emitido por um profissional habilitado para tal e, junto, emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para validar o documento. O profissional responsável faz as medições da iluminação do ambiente utilizando um equipamento próprio para isso, que é o luxímetro, que precisa estar calibrado e certificado para obter resultados precisos e seguros. O objetivo principal de um laudo de iluminação é cuidar da saúde do trabalhador, mas pode-se listar outros benefícios proporcionados por esse procedimento, tais como redução de acidentes e aumento da produtividade.

Sempre é bom contar com a experiência de empresas especializadas no ramo na realização de um laudo de iluminação, que oferece as melhores soluções e serviços de qualidade aos seus clientes.

Postagem criada em: 21/10/2022 - 10:12


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.