As indústrias em geral, sejam de pequeno, médio ou grande porte, geram resíduos, também conhecidos como efluentes, no decorrer dos seus processos operacionais, os quais são grandes responsáveis pela degradação ao meio ambiente quando descartados inadequadamente.

E para que as empresas se adequem aos parâmetros exigidos quanto a redução de poluentes gerados pelos seus processos industriais e evitem multas e até mesmo a sua interdição, gerando grandes prejuízos, é fundamental que elas contem com um fabricante de estação de tratamento de efluentes.

Um fabricante é uma empresa que desenvolve projetos e fabrica equipamentos para o devido tratamento de efluentes. Os sistemas de tratamento de efluentes são usados para remover contaminantes dos efluentes industriais, domésticos e agrícolas antes de descarregá-los nos rios, lagos e mares.

Estes sistemas geralmente incluem equipamentos como tanques de decantação, filtros biológicos, membranas de ultrafiltração, unidades de floculação, unidades de ozonização, lagoas de estabilização, tanques de sedimentação e outros. Os principais benefícios da instalação de sistemas de tratamento de efluentes incluem a redução da poluição das águas e o aumento da eficiência do uso da água.

Portanto, uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é uma instalação projetada para remover poluentes, como matéria orgânica, nitrogênio, metais pesados, entre outros dos resíduos domésticos e industriais para reduzir o impacto nos ecossistemas aquáticos. Os fabricantes de ETE fornecem produtos e serviços para projetar, instalar, operar e manter soluções de tratamento de efluentes.

Os fabricantes de ETE fornecem tecnologias de tratamento para atender às especificações de limites de descarga regulamentadas por autoridades ambientais locais e estaduais. As tecnologias de tratamento incluem sistemas de tratamento de águas residuais biológicos, como lagoas de aeração facultativas e anaeróbicas, sistemas de tratamento de lodo, sistemas de desinfecção, sistemas de filtragem de areia, sistemas de flotação por ar dissolvido, sistemas de membranas e outras técnicas de tratamento.

A maior parte dos fabricantes de ETE oferece serviços adicionais, como automação de equipamentos, treinamento de operações, serviços de engenharia e assistência técnica 24 horas para suporte ao cliente. 

Alguns fabricantes também oferecem serviços de consultoria para auxiliar proprietários na obtenção de licenças de operação regulamentadas. Ao escolher um fabricante, é importante verificar a reputação e experiência da empresa para garantir um projeto que seja adequado e eficiente.

Postagem criada em: 28/08/2023 - 10:13


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.