Cabeça Protegida no Ambiente de Trabalho

Um capacete industrial é um dispositivo de proteção usado para proteger a cabeça dos trabalhadores de danos físicos durante as suas atividades laborais. Geralmente, esses capacetes são feitos de polietileno de alta resistência, que formará toda a parte rígida para que haja amortecimento do impacto em caso de acidente, protegendo, assim, a cabeça do colaborador. 

Os capacetes de segurança são projetados em diferentes tamanhos, formatos e cores, os quais devem ser escolhidos conforme a área de atuação profissional. Eles são de uso obrigatório e devem ser fornecidos aos colaboradores pelas empresas gratuitamente. 

O capacete de segurança é um equipamento de proteção individual (EPI) utilizado para prevenir lesões na cabeça, rosto e pescoço, em diversas atividades profissionais. Geralmente, é usado por profissionais da construção civil, trabalhadores da indústria, bombeiros, eletricistas, entre outros.

Esse tipo de equipamento conta com diferentes níveis de proteção, que são definidos pelo grau de absorção de impactos. Nessa escala, quanto maior for o grau, melhor será a proteção oferecida pelo capacete. Além disso, é preciso levar em consideração outras características, como: a resistência à penetração, ventilação e regulagem de tamanho.

O uso correto desse tipo de capacete é fundamental para garantir a integridade dos usuários. Por isso, é importante verificar se ele está em boas condições antes de cada uso. Além disso, é recomendado substituí-lo por um novo a cada três ou cinco anos, já que o material pode perder suas propriedades de segurança com o passar do tempo.

O uso de um capacete de segurança é extremamente importante para prevenir lesões graves ou até mesmo mortais em caso de queda ou colisão. O capacete absorve a força da colisão, dissipando-a e reduzindo assim o risco de lesões cerebrais, fraturas faciais e outras lesões potencialmente fatais. É obrigatório o uso desses capacetes em atividades que apresentam algum grau de risco aos colaboradores. 

Postagem criada em: 30/11/2023 - 10:06


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.