ETA - tratamento de água é um sistema usado para purificar a água para que ela se torne adequada para consumo humano ou industrial. O processo envolve a remoção de sedimentos, matéria orgânica, metais pesados, ferro, manganês sais minerais e outras impurezas da água usando métodos como filtragem, ultra filtração, decantação, destilação, floculação, ozonização, entre outros métodos de filtragem da água. O objetivo destes processos é tornar a água mais segura para beber, limpar, irrigar, produzir alimentos, entre outros fins.

Estações de tratamento de água (ETAs) é o local onde é realizada a captação de água de fontes subterrâneas ou superficiais com a finalidade de serem tratadas para que sejam adequadas ao consumo humano ou industrial. Elas são projetadas para atender às necessidades da comunidade, especificamente regulando a quantidade de impurezas que podem ser permitidas na água que é entregue aos consumidores.

As ETAs usam diversos processos para tratar a água e torná-la segura para o consumo humano. Esses processos incluem filtração, cloração, adsorção, destilação, ozonização e/ou ultrafiltração. O processo escolhido depende do tipo de impurezas a serem tratadas e das características da água. A água tratada é então monitorada cuidadosamente para garantir que atenda aos padrões de qualidade estabelecidos.

Tratar a água corretamente é vital para evitar problemas de saúde, como diarreia, vômito, febre, cólicas, desidratação e infecções bacterianas, além de ser eficiente para os processos industriais, protegendo os equipamentos contra corrosão e outros danos provocados pelo excesso de sais minerais e garantir que os produtos industrializados tenham o resultado adequado. 

Além disso, as ETAs também são importantes para a proteção dos recursos hídricos, pois removem poluentes potencialmente tóxicos da água, como metais pesados, pesticidas e resíduos industriais.

Postagem criada em: 15/09/2023 - 14:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.