Conhecendo sobre PSV - válvulas de segurança

No setor industrial a utilização de caldeiras e vasos de pressão é muito comum, por conta disso é necessário que uma série de normas regulamentadoras existam, garantindo assim a segurança e bem-estar dos trabalhadores que operam equipamentos perigosos, ou que trabalham em locais de alto risco. As normas regulamentadoras são obrigatórias, e a NR-13 é específica para ambientes que possuam vasos de pressão, caldeiras e seus componentes.

Um dos componentes presentes nesses equipamentos supracitados são as válvulas de segurança (PSV é sua sigla vinda do inglês para "pressure safety valve”), elas são responsáveis por manter a utilização de caldeiras e vasos de pressão de forma segura, se esses equipamentos atingirem um aquecimento ou chegarem a uma pressão além do limite máximo recomendado, as válvulas são ativadas e a pressão no equipamento é liberada, dessa forma o aparelho pode continuar operando sem que haja danos ou risco de explosões.

Calibração de segurança de PSV

Essas válvulas precisam ser calibradas de maneira correta, e para isso é necessário contratar uma empresa para realizar a calibração de PSV, que deve ser feita a cada 12 meses, a não ser que haja alguma falha ou problema de funcionamento e precise de uma manutenção corretiva para reparar o problema, após a calibração ser feita é necessário executar um teste de PSV para garantir que está funcionando dentro do padrão estipulado.

É importante lembrar que a utilização de PSV é obrigatória, assim como a sua calibração, pois somente dessa forma é possível garantir que o local e o equipamento funcione de forma segura e dentro dos parâmetros de segurança definidos.

Postagem criada em: 06/05/2022 - 16:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.