Tipos Específicos de Válvulas

Você já ouviu falar em válvulas de esfera tripartida? Sabe para que servem e o diferencial que apresentam para os sistemas de tubulação? Se ainda não entende muito sobre o assunto, não se preocupe, pois vamos destacar maiores informações e detalhes sobre estas válvulas ao longo do artigo a seguir, pontuando os fatores mais relevantes. Atente-se à informação a seguir:

As válvulas, em geral, correspondem a dispositivos concebidos com a finalidade de controlar o fluxo e certas propriedades como a pressão, por exemplo, dos fluidos empregados em sistemas e máquinas - garantindo  que os mesmos operem com um desempenho satisfatório.

Podendo ser chamados também como registros e reguladores, estas peças foram aperfeiçoadas de modo que propiciou o surgimento de novos modelos providos de suas respectivas capacidades técnicas e aplicações.

Este tipo de válvula é classificado como válvulas rotativas, as mesmas consistem em dispositivos altamente empregados nos segmentos fabris com o intuito controlar o fluxo de fluido de maneira que possa interromper e definir o nível de vazão / escoamento deseado.

Quanto ao seu nome, este é chamado de “válvula esfera” em virtude de ser composta por um obturador que se trata de uma esfera munida de um orifício no seu centro. No caso do modelo “tripartida”, este é conhecido desta forma pois é composto por três partes: um corpo central abrigando o obturador e vedações, e duas tampas.

Vale mencionar que tanto o seu funcionamento, quanto o seu rendimento, estão relacionados com o alinhamento do obturador em suas próprias extremidades.

A estrutura destas válvulas permite a realização de manutenção sem precisar de ser feita o seu desacoplamento. Logo, o mesmo é de suma importância para manter a produtividade.

Postagem criada em: 24/01/2022 - 17:35


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.