Composto para Desmineralizar a Água

Resina aniônica é um composto usado para filtração, desmineralização de água, tratamento de efluentes, remoção de cátions e purificação de solventes. É usado comumente para a remoção de íons negativos que podem estar presentes na água. O material tem grande capacidade de troca iônica e é derivado de polímeros sintéticos por processos químicos.

A água é muito utilizada em diversos setores industriais, como na produção de bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e destilados, em processos de clarificação de água, na purificação de ácidos, na separação de misturas de líquidos e na produção de etanol. 

Mas a água, geralmente, possui sais minerais, e muitas vezes em grande quantidade, podendo causar danos aos equipamentos e maquinários utilizados nos processos industriais e interferir nos resultados finais dos produtos fabricados, sendo necessário a desmineralização para alcançar os resultados adequados e proteger equipamentos.

E para obter uma água desmineralizada, o uso desta resina é uma ótima solução, pois ela tem a capacidade de remover substâncias diferentes, como os sais minerais, o cloreto, nitratos e sulfato, por exemplo, melhorando a qualidade da água para a eficiência dos processos industriais.

Também é usado na remoção de sabores e odores indesejáveis de alimentos, medicamentos e cosméticos. Além disso, é usado na remoção de metais pesados de efluentes industriais e líquidos tóxicos.

A resina aniônica é formada por partículas minúsculas carregadas com cargas elétricas negativas, o que faz com que tenham a capacidade de se ligar às moléculas de íons negativos. Quando esses íons são atraídos pelas partículas carregadas, a resina aniônica retira-os da água. Uma vez removidos, os íons são armazenados dentro da estrutura da resina.

Esse tipo de resina é um dos tipos mais comuns de resinas usadas no tratamento de água. Essa resina também pode ser usada para melhorar o sabor e odor da água, além de reduzir os níveis de cianeto, sulfato e nitrato. Além disso, ela pode ajudar a reduzir os custos de tratamento de água, pois, em comparação a outras formas de tratamento, possui um custo mais baixo. Por fim, ela também ajuda a proteger os equipamentos de água contra o acúmulo de sais, o que pode resultar em desempenho reduzido.

Postagem criada em: 12/09/2023 - 10:39


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.