As funções de um fiscal de obras

Entende-se por fiscalização de obras a vistoria e controle de todo o andamento de uma construção civil, desde o planejamento, projeto, execução e até a entrega final, visando que todos os prazos, recursos e custos previstos sejam cumpridos à risca. Mediante a fiscalização de uma construção consegue-se evitar atrasos e desperdícios, principal causa de retrabalho, assim como monitorar a qualidade de mão de obra, de materiais utilizados e o controle de entradas e saídas destes. Bem como garantir a segurança dos colaboradores para evitar acidentes que possam ocorrer devido a imprudências ou falta de uso dos equipamentos de EPIs.

O profissional preparado para fiscalizar uma obra precisa ter seu registro devidamente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e é responsável por certificar o bom andamento da obra, que precisa estar dentro das conformidades do projeto e legislação vigente de acordo com o Estado em que se está sendo feita a construção. As funções e responsabilidades atribuídas ao fiscal de obras confere em analisar os contratos, manter-se informado de todo o andamento da obra, bem como manter atualizados todos os envolvidos com a construção. Sendo necessárias visitas frequentes do fiscal de obras ao canteiro de serviços. O fiscal de obras também pode investir em ferramentas tecnológicas que para otimizar todo o trabalho e facilitar na fiscalização e controle do cronograma, assim consegue evitar grandes prejuízos e atrasos.

Enfim, as atribuições de um fiscal de obras, como já foi mencionado acima, são variadas no decorrer de uma construção civil, sendo dividido em início, meio e fim. Ele fica responsável por analisar contratos e documentos, no intuito de garantir que seja cumprido tudo o que foi proposto pelo projeto, de forma segura e com qualidade, minimizando ao máximo riscos, desperdícios, gastos extras e atrasos.

Uma empresa especializada em engenharia civil tem as melhores soluções para quem quer realizar a sua obra com sucesso.

Postagem criada em: 14/10/2022 - 09:07


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.