Orçamento de Projeto de ETEs

Para solucionar o grande problema dos descartes irregular de efluentes, gerados por indústrias, comércios e residências, na natureza, causando sérios danos ao meio ambiente com contaminações de fontes naturais, como os rios e lagos, e perdas de vidas aquáticas, muitas empresas têm se empenhado em desenvolver projetos de estação de tratamento de efluentes preço justo e excelentes custos-benefícios.

Além do descarte sustentável das águas residuais de um determinado estabelecimento, o serviço de uma estação de tratamento de efluentes (ETE) proporciona o reaproveitamento da água tratada para fins não potáveis, tais como o reuso nos processos industriais, a irrigação e outras aplicações.

E quanto ao um projeto para o desenvolvimento de uma ETE, o preço é determinante para a sua implantação e conclusão, mas é importante ressaltar que é preciso cumprir as regulamentações estabelecidas pelas autoridades para a construção de uma ETE.

Antes de realizar qualquer orçamento para a construção de uma ETE, é fundamental buscar por empresas especializadas na área e com ampla experiência e referência no mercado a fim de obter uma estação de tratamento eficiente e funcional, e evitar problemas posteriores.

O funcionamento de uma ETE inclui várias etapas, desde o nível de contaminantes e carga poluidora existente nas águas residuais até a escolha dos métodos de tratamento que se adequem às necessidades do local a ser implantado a estação de tratamento de efluentes.

Diversas amostras são coletadas pela empresa responsável pela ETE visando análises laboratoriais, as quais irão estabelecer os padrões necessários para a implantação, por esse motivo e outros é indispensável fazer uma escolha correta de tal empresa, demonstrando confiabilidade e competência.

Há três métodos para o processo de tratamento que podem ser realizados nessas estações, sendo eles: físicos, químicos e biológicos. O método físico dá-se pela separação dos sólidos por meio de gradeamento, flotação, caixa separadora e peneiramento. Já o método químico usa-se agentes de floculação, coagulação, oxidação, entre outras, as quais ajudam a remover os poluentes através de reação química.

E os processos biológicos são aqueles que realizam a remoção da matéria orgânica dissolvida, a qual se transforma em sólidos sedimentáveis. Cada um desses métodos são aplicáveis em estações de tratamento de efluentes de acordo com as necessidades da empresa que irá implementar. 

Postagem criada em: 25/08/2023 - 14:53


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.