Um filtro para ferro é um aparelho usado para remover o ferro dissolvido de um sistema de abastecimento de água, amplamente utilizado em estação de tratamento de água (ETA). O objetivo é tornar a água mais segura para beber, pois grandes quantidades de ferro presente na água podem ser prejudiciais à saúde e podem causar problemas como cor, odor e sabor desagradáveis. 

Os filtros de ferro geralmente são compostos de uma mistura de materiais de filtração, como o carvão ativado, areia e outros minerais que reagem com o ferro dissolvido, formando flocos insolúveis que são então retidos no filtro e removidos da água.

Esse tipo de filtro é uma tecnologia de tratamento de água que remove o ferro presente na água, muito comum nos mananciais, de forma eficaz e econômica, garantindo a sua potabilidade. Os principais materiais de filtragem usados no tratamento no tratamento da água a fim de remover o ferro são a resina catiônica, o carvão ativado, entre outros. 

O filtro para ferro também pode ser equipado com um sistema automatizado de retrolavagem, o que ajuda a manter o sistema em funcionamento atendendo às necessidades de tratamento de fluxo contínuo.

Além das estações de tratamento de água de redes de abastecimento público, esses filtros podem ser aplicados em poços artesianos, pois eles costumam ter uma grande concentração desse elemento, sendo imprópria para o consumo humano.

Portanto, o uso de filtros é extremamente importante para remover o ferro da água a fim de torná-la segura e potável. O ferro é um dos principais elementos químicos presentes na água. 

O uso de filtros especiais, como o sistema de filtração por osmose reversa, é altamente recomendado para remover o ferro (e outros poluentes) da água, tornando-a segura para o consumo. Além disso, o uso de filtros também evita que os canos e outros componentes hidráulicos sejam corroídos pelo ferro presente na água.

Postagem criada em: 04/09/2023 - 11:41


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.