Como minimizar os ruídos de um ambiente

O laudo de ruídos é um documento técnico emitido por um profissional devidamente habilitado e que visa informar os níveis de ruídos emitidos pelas atividades realizadas em uma empresa ou em outros estabelecimentos, como igrejas e casas noturnas, por exemplo. É necessário fazer uma vistoria no local e avaliar variados fatores sonoros, tais como o nível do ruído, sua duração, pico máximo e características. E tem por objetivo garantir a saúde e conforto das pessoas expostas a esses ruídos por um longo período de tempo, especialmente em ambientes de trabalho.
Exposição excessiva a ruídos pode provocar diversos problemas de saúde, principalmente os ouvidos. Estes problemas de saúde podem ser perdas auditivas, estresse, irritabilidade, ansiedade, distúrbios do sono e até perda de memória, entre outros problemas.
Por conta do desenvolvimento desses diversos problemas de saúde em pessoas expostas a um longo período a ruídos, a Segurança do Trabalho e normas regulamentadoras especificam limites de 85 decibéis (Dc), passando desse limite é considerado nocivo à saúde auditiva, mental e fisiológica dos trabalhadores ou outras pessoas expostas ao alto ruído. Logo, o laudo deve atender às normas NR 15, NBR 10151 e NBR 10152, além de órgãos fiscalizadores como prefeituras, Cetesb, Semasa, ISO 14000, entre outros.
A importância de realizar a vistoria para emitir o laudo técnico é verificar os níveis de ruídos de um determinado ambiente, seja público ou privado, a fim de minimizar o barulho para adequar aos limites estabelecidos por órgãos competentes e assim garantir a saúde auditiva das pessoas expostas a esses ruídos.
Para realizar este laudo de forma efetiva é fundamental contratar empresas que sejam especialistas e experientes, e oferecer aos seus clientes serviços e soluções de qualidade e seguros.

Postagem criada em: 20/10/2022 - 11:14


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.