Método Eficaz de Combater Incêndio

Sistema de supressão por Co2 são usados para sufocar incêndios através da liberação de dióxido de carbono em um local atingido pelo fogo a fim de extingui-lo. O Co2 é um gás inodoro, incolor e não-tóxico que funciona sufocando o oxigénio necessário para conter a combustão. Os sistemas são projetados para detectar a presença de fumaça e calor e ativar automaticamente um agente extintor para extinguir o incêndio. Os sistemas são comumente usados em áreas que contêm equipamentos sensíveis ao calor e onde há risco de explosão, como áreas de maquinário e indústrias químicas.

Essa tecnologia foi desenvolvida há mais de 100 anos e ainda é usada em todo o mundo como uma forma eficiente para combater o fogo, evitando que as chamas do fogo se alastre por todo o local afetado. Esse sistema é bastante aplicado em navios.

Esses sistemas são ideais para combater incêndios em locais fechados, onde os gases não teriam tempo suficiente para dissipar-se. O gás Co2 age diretamente na fonte do fogo, abafando-o efetivamente. Além disso, o dióxido de carbono é um agente extintor de incêndio seguro para uso em muitas áreas, pois é inodoro, incolor, não condutor, não corrosivo e útil para quando o uso da água e espuma não são eficientes para combater as chamas.

Para o funcionamento adequado do sistema, existem duas etapas de controle de incêndio: prevenção e detecção. A prevenção é feita através de equipamento de segurança, tais como detectores de fumaça e recintos resistentes ao fogo, enquanto a detecção inclui sensores de chama e calor. Quando um incêndio é detectado, o sistema de supressão por CO2 entra em ação, liberando o dióxido de carbono diretamente para o ambiente.

Esses tipos de sistemas oferecem alta segurança e eficácia contra incêndios, além de serem simples de instalar e manter. O Co2  é armazenado em cilindros e é liberado quando acionados em uma área com indícios de incêndio. Mas, para que o uso seja feito de forma correta e segura, é necessário certificar-se de que todas as normas e procedimentos de segurança são seguidos.

Se você deseja investir neste tipo de sistema de prevenção e combate a incêndios é fundamental contar com uma boa empresa para fornecer produtos de qualidade e certificados para garantir o bom desempenho do sistema.

Postagem criada em: 09/10/2023 - 11:27


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.