Cuidado especial com equipamentos elétricos

Por apresentarem fatores de riscos de alta complexidade, como incêndios ou explosões, equipamentos elétricos ou mecânicos existentes em prédios, sejam comerciais ou não, e indústrias, seja qual for seu segmento, precisam de uma atenção especial. Por esse motivo, a inspeção de equipamentos elétricos precisa entrar em ação. Esta inspeção é necessária para verificar se existem falhas em seu funcionamento, bem assim como o estado geral de conservação e adequação às normas exigidas. A qualquer sinal de irregularidade encontrada, medidas de correções devem ser propostas pelo profissional responsável, sendo elas manutenções preventivas ou corretivas.

Vistorias em equipamentos elétricos precisam ser realizadas de forma periódica para não colocar em riscos a vida de colaboradores expostos a essas ferramentas e preservar a conservação destes, gerando um aumento da vida útil e, consequentemente, promover redução de custos. Toda inspeção deve ser efetuada com base nas NBRs de cada equipamento, como a NBR 16401 - norma específica para trocadores de calor e instalações de ar condicionado.

Investir em vistorias em equipamentos mecânicos e elétricos garantem muitos benefícios às empresas, como a redução de custos, pois prolonga a vida útil dos instrumentos, evitando assim que se estraguem, tendo que substituí-los, o que gera um custo alto. Outro benefício é evitar situações desagradáveis, como acidentes, o que provoca perdas e atrasos, promovendo assim o aumento da produtividade, como também sua lucratividade. Além da empresa ficar em dia com a legislação e ficar livre de penalidades e multas, que causam prejuízos financeiros.

Empresas sérias, que se comprometem com a qualidade de seus produtos e serviços, além do bem estar e segurança de seus colaboradores, preocupam-se em contratar empresas experientes e especializadas, que dispõe de equipamentos calibrados e certificados e excelentes profissionais a realizar os serviços de inspeções em suas ferramentas mecânicas e elétricas dentro de seus domínios.

Postagem criada em: 17/10/2022 - 14:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.