Segurança — locais com caldeira e vasos de pressão

Em ambientes que fabricam e utilizam alguns equipamentos, principalmentes os que lidam com pressões, calores, que podem causar ferimentos e são perigosos se não forem manuseados de forma correta e cautelosa, é preciso que normas regulamentadoras sejam aplicadas, para garantir a segurança do ambiente e dos trabalhadores que exercem serviços no local.

Uma dessas normas regulamentadoras é a NR-13, instituída pelo Ministério do Trabalho através da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, para regulamentar empresas e indústrias que fazem o uso de caldeiras e vasos de pressão, exigindo que houvesse formas de garantir a segurança de quem trabalha nesses locais próximos à esses equipamentos, ou fazendo o manuseio deles.

Para que a NR-13 seja cumprida corretamente, existem empresas que realizam a inspeção de seu funcionamento e implementação nas indústrias e estabelecimentos que utilizam qualquer um dos equipamentos que são citados na norma regulamentadora. Por conta do receio de haver falhas e erros nos equipamentos que podem causar ferimentos e danos às vidas das pessoas do local, é possível realizar a inspeção NR-13 nos locais, para garantir que tudo está ocorrendo bem durante a produção.

Alguns dos itens que são analisados durante as inspeções da NR-13 são:

  • integridade das estruturas quanto a corrosões e soldas;

  • integridade dos componentes internos quanto a deformações e fixação;

  • integridade do filtro, entre outros itens.

Após a verificação dos itens necessários também podem ser feitos teste e ensaio de funcionamento para atestar que os equipamentos estão funcionando bem, sem apresentar algum risco de pane ou falha perigosa durante seu funcionamento.

Para escolher uma empresa para realizar a inspeção da norma regulamentadora NR-13 pesquise por empresas experientes e que tenham boas avaliações sobre seu serviço e atendimento.

Postagem criada em: 04/05/2022 - 20:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.