Todo edifício precisa ter um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), pois a incidência de raios, especialmente no Brasil, que são constantes, pode prejudicar equipamentos, estrutura predial e colocar em risco pessoas presentes na edificação. Este sistema precisa ser eficiente, ou seja, todos os componentes precisam funcionar da maneira correta para garantir a proteção necessária. Mas, como todo equipamento tende a desgastar com o tempo e ou ocasionar algum tipo de problema, precisa fazer a inspeção do SPDA periodicamente, com o objetivo de verificar as condições gerais de conservação e desempenho do sistema.

Vale destacar os dois tipos de proteção mais comumente utilizados em edificações, que são: a Gaiola de Faraday, que envolve o volume a ser protegido em uma rede de condutores, onde o campo magnético seja nulo em seu interior, dividindo o maior número possível a corrente resultante de uma descarga atmosférica. E o outro tipo de proteção é o Captor tipo Franklin, que consiste no uso de captores pontiagudos, que são instalados em mastros verticais e posicionados nos pontos mais altos das edificações.

A eficiência do SPDA depende e muito de seguir adequadamente as instruções e regulamentações das normas previstas na NBR 5419/2015 da ABNT, além do responsável pela segurança da edificação realizar as manutenções de forma correta, seguindo as recomendações feitas pelo técnico responsável pela inspeção, todas redigidas no relatório.  

A inspeção é classificada em duas etapas: primeiramente de forma visual, quando se observa  a parte exterior do sistema, como corrosões e deterioramento dos componentes, depois faz-se uma análise mais profunda, da parte não visível do sistema, ou seja, que estão no subsolo, com o auxílio de equipamentos específicos de medições.

Uma inspeção desse sistema de proteção só pode ser realizada por profissionais capacitados e bem treinados, logo é importante contratar os serviços dessa dimensão de empresas especializadas no ramo, que forneçam soluções adequadas a cada caso aos seus clientes.  

Postagem criada em: 18/10/2022 - 10:09


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.