Conjunto de manobras e controle de baixa tensão

Segundo a norma, um painel TTA é um conjunto de manobra e comando de baixa tensão em conformidade com um tipo de sistema estabelecidos sem desvios, que influenciem àquele conjunto típico, verificando que está em conformidade com as normas regulamentadoras.

Ou seja, esses painéis são conjuntos construídos de acordo com um projeto elétrico e mecânico padrão, onde a performance dos mesmos é assegurada por ensaios de tipo realizados individualmente nos diversos componentes – barramento, entradas, saídas, alimentadores, partidas, etc ou nos conjuntos completos.

Os testes realizados para aprovar o este painel podem ser listados pelas avaliações dos seguintes aspectos:

  •          Limites de elevação de temperatura;
  •          Propriedades elétricas;
  •          Corrente suportável de curto-circuito;
  •          Eficácia do circuito de proteção;
  •          Distâncias de isolação e isolamento; entre outros.

Lembrando que, os ensaios de rotina são realizados pelo montador do painel, pois, estes comtemplam a inspeção visual, ensaio dielétrico (tensão aplicada), medição da resistência de isolamento (megômetro), ensaio funcional elétrico, medidas de proteção e continuidade elétrica.

Vale frisar que também há o denominado painel ptta, que se dá quando em sua utilização há algum item ou componente não testado no ensaio de tipo mas é certificado por meios de cálculos.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para não somente atender a sua necessidade, mas também, superar todas as suas expectativas apresentando soluções completas e eficientes. Por fim, verifique o custo benefício, pois, nem sempre pagar mais caro é sinônimo de qualidade. Consulte um profissional adequado para a sua necessidade.

Postagem criada em: 26/10/2021 - 18:04


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.