Processo para Purificar a Água Industrial

Desmineralizador industrial é um sistema de tratamento de água e efluentes, que remove os contaminantes da água, deixando-a livre de minerais, íons e metais pesados. O processo do tratamento da água acontece por meio da troca iônica, catiônica e osmose reversa.

Os desmineralizadores possuem uma alta eficácia na remoção de contaminantes e poluentes presentes na água e efluentes, purificando-a e deixando apropriada para o consumo humano e o uso nos processos industriais com a finalidade, no caso de reaproveitamento da água, de otimizar a produção de produtos, mas também descartar os efluentes sem poluentes para não degradar o meio ambiente.

O processo de desmineralização da água industrial pode ocorrer de variadas formas e em diferentes níveis, podendo ter uma remoção média, avançada ou total dos minerais, íons e metais pesados. O processo de desmineralizar a água também é conhecido como deionização.

O uso da água é necessário nos processos industriais na produção de seus produtos, e ela precisa estar desmineralizada ou purificada para utilizar os diversos equipamentos existentes nas indústrias, como as caldeiras, torres de resfriamento, turbinas de geração de energia, entre outros, além dos sistemas de reaproveitamento. 

O objetivo principal da desmineralização industrial é deixar a água apropriada para o seu uso nos equipamentos e processos industriais, pois a água com grande concentração de sais pode provocar sérios danos nas tubulações, como rompimentos, corrosão, entupimentos, insuficiência energética, entre outros danos, além de provocar falhas nos motores, prejudicando o desempenho operacional, com baixa produção e aumento de custosO processo de desmineralização da água industrial se faz necessário para que as indústrias, além de garantir a eficiência em suas operações, possam se apresentar em conformidade com a legislação vigente.

Os métodos de desmineralização da água industrial são diversos, como a osmose reversa, troca iônica, destilação, abrandamento e eletrodiálise, sendo os dois primeiros os mais comuns de serem utilizados.

Postagem criada em: 24/08/2023 - 15:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.