Inspeção de solda é um processo no qual os procedimentos e soldas são revisados ??para verificar sua qualidade antes ou depois da soldagem. Esta inspeção é realizada por inspetores de soldagem certificados que usam uma variedade de métodos para validar o procedimento de soldagem. 

Esses métodos incluem ensaios visuais, partículas magnéticas, radiografia, ultrassom, líquido penetrante e testes  destrutivos, mas o tipo de método utilizado depende do tipo da soldagem e das especificações do projeto. A inspeção oferece segurança para a qualidade e garante que o produto final está em conformidade com as especificações da norma.

Essa inspeção pode incluir algumas das seguintes verificações: tamanho da solda, profundidade, estrutura e uniformidade, bem como outras características da costura. Para a realização da inspeção, são necessários profissionais capacitados e ferramentas adequadas. O processo de inspeção inclui o uso de dispositivos especiais, como microscópios, câmeras de vídeo, radiografia industrial, ultrassom, entre outros.

Em suma, esse tipo de soldagem visa detectar possíveis falhas, tais como falta de fusão, penetração inadequada, porosidade, trincas, inclusões ou outras falhas que podem prejudicar a qualidade e a durabilidade da soldagem.

Realizar inspeção nos serviços de soldagem é um processo importante para garantir a qualidade do produto. Ela ajuda a detectar erros e defeitos que podem comprometer a integridade do produto, prevenindo assim problemas futuros. 

Além disso, esse tipo de inspeção é exigida por órgãos reguladores e normas internacionais de qualidade, portanto, é fundamental contar com empresas especializadas para que o procedimento seja realizado adequadamente e a interpretação dos resultados da inspeção seja feita corretamente, garantindo a qualidade da solda.

Postagem criada em: 21/07/2023 - 11:46


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.