Medidas de Segurança Contra Incêndio

Os projetos contra incêndio e pânico são documentos que detalham um conjunto de medidas necessárias para sistemas de segurança que visam prevenir, detectar e controlar fogo ou outras emergências nas edificações. Estes projetos têm como objetivo garantir a segurança de todos os ocupantes de um edifício, local ou instalação em caso de incêndio. 

Os projetos devem contemplar um sistema completo de prevenção e combate a incêndio, incluindo dispositivos como detectores de fumaça, alarmes, detectores de fumaça, hidrantes, extintores, mangueiras, porta corta fogo, placas de sinalização, sprinklers, entre outros, bem assim ter bem planejado a rota de fuga e saída de emergência, além de um livre acesso às ações do Corpo de Bombeiro em caso de emergências.

Esses projetos devem ser desenvolvidos por profissionais habilitados das áreas da engenharia de segurança e medicina do trabalho e possuem a função de garantir a segurança mínima contra incêndio e pânico nas edificações.

Os Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) devem ser apresentados ao Corpo de Bombeiro local, o qual deve verificar todos os riscos apresentados pelas edificações para que o projeto seja aprovado ou não.

A primeira etapa destes projetos é a avaliação do risco de incêndio, que consiste na identificação das possíveis fontes de fogo e da distribuição de materiais combustíveis no local, bem como o dimensionamento dos equipamentos de proteção contra incêndio necessários para uma situação de emergência.

Após a avaliação do risco de incêndio e da instalação dos equipamentos necessários, a próxima etapa é a elaboração de planos de prevenção de incêndio e pânico, que incluem medidas e procedimentos para evitar, controlar e extinguir o incêndio, bem como o treinamento da brigada de incêndio para a aptidão em lidar com essas situações.

Também é importante que os locais sejam devidamente equipados com sistemas de detecção e alarme de incêndio, para que os usuários possam ser rapidamente alertados em caso de emergência e ter uma evacuação segura. Por fim, é necessário garantir que os projetos sejam periodicamente avaliados e atualizados, para que se mantenham eficazes.

Postagem criada em: 11/10/2023 - 11:35


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.