Verificação em Tubulações Industriais

Inspeção em tubos é um processo usado para verificar a integridade de tubos de condutores de fluidos, gases e materiais utilizados nos mais diversos setores da indústria, como indústrias de gás, petróleo, química, energia, entre outros setores industriais. 

Uma inspeção em tubos é um processo de verificação para determinar se o tubo satisfaz os requisitos de qualidade e segurança. Esta verificação é de extrema importância nos tubos industriais, pois qualquer falha pode causar vazamentos, atrasos na produção, perda de produtos, acidentes e impactos ambientais desastrosos, gerando grandes prejuízos para a indústria. 

Os inspetores também verificam a superfície exterior do tubo para determinar se tem alguma imperfeição de fabricação, bem como para descartar possíveis problemas de montagem. Todas as medidas são registradas e comparadas com as especificações. Se os resultados não estiverem de acordo com as especificações, o tubo pode ser adequado ou substituído.

A inspeção nas tubulações industriais garante a segurança dos equipamentos, do local, dos colaboradores e confere proteção ambiental.

Pode-se aplicar diferentes técnicas para realizar uma inspeção nas tubulações industriais, como a inspeção visual, por meio de ensaios não destrutivos, como o uso de ultrassom, líquido penetrante, radiografia, entre outros métodos, mas o método de inspeção a ser utilizada depende das condições de operação do tubo e a sua natureza.

Quando uma inspeção em tubulações industriais é feita adequadamente e no tempo certo, gera grandes benefícios para a empresa, como o aumento da vida útil dos tubos e redução de custos, pois evita gastos desnecessários com reparos e substituições dos equipamentos.

Para manter as tubulações da sua indústria em conformidade com as normas regulamentadoras é fundamental contar com uma empresa especializada para realizar as inspeções de forma correta e eficiente, evitando gastos adicionais com novas inspeções e penalidades legais, como multas.

Postagem criada em: 20/07/2023 - 16:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.