Como é feita a distribuição de energia elétrica?

O centro de controle de motores, nada mais é que um equipamento do tipo quadros ou painel feito em metal que abriga componentes para acionamento de motores elétricos até 1000 volts (baixa tensão) ou de média tensão (acima de 1000 volts).

No geral, há dois tipos de CCM:

  •          Os totalmente testados e assegurados;
  •          Os parcialmente testados e assegurados (Partially Totally Tested Assembly, PTTA).

Estes ensaios tem a finalidade de assegurar o desempenho do conjunto e de minimizar os riscos decorrentes de erros nos projetos de engenharia.

No tipo PTTA apenas alguns componentes são testados e ensaiados. Os outros são derivados de cálculo matemático ou inferências a partir de conjuntos similares.

O CCM, por sua vez,  devido à necessidade de comunicação com outros sistemas de controle é dotado de relés de proteção com interface de rede industrial de dados em diversos padrões . Em geral, é formado por cubículo elétrico, armários metálicos auto-sustentados, gavetas fixas ou extraíveis designadas e desenvolvidas para garantir manutenção e manuseio mais rápidos e seguros.

Já no painel elétrico de comando, o CCM é utilizado para controlar uma máquina e/ou equipamento. Neste caso, os componentes de um painel de controle dependem da máquina que estão sendo comandadas e do tipo de controle que é necessário.

Diante de todos esses fatores acima citados, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para que atenda a sua necessidade, de forma eficiente e completa, tirando todas as suas dúvidas e fornecendo todo o suporte essencial. Procure um profissional adequado e saiba mais.

Postagem criada em: 25/10/2021 - 18:35


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.