Extinção do Fogo com Liberação Automática de Água

Um sistema sprinkler contra incêndio é um tipo de sistema de proteção contra incêndio que usa chuveiros automáticos, como também é conhecido, para liberar água quando o calor aumenta em uma determinada área.

Estes sprinklers são acionados automaticamente quando é detectado uma temperatura acima dos níveis normais, liberando jatos de água sobre o local afetado pelo fogo. 

Os chuveiros automáticos são projetados para controlar ou extinguir incêndios em estágios iniciais antes que eles se espalhem para outras áreas.

Eles são estrategicamente posicionados no teto ou nas paredes do local que se queira proteger contra incêndios e possuem a capacidade de detectar um princípio de incêndio através de um dispositivo chamado bulbo, elemento sensível ao calor.

Estes sistemas podem ser instalados em qualquer edifício, seja comercial, industrial, público ou residencial, mas são utilizados principalmente em prédios comerciais. A principal vantagem destes sistemas é que eles são simples, confiáveis e de baixo custo. 

Os chuveiros automáticos precisam ser conectados a tubulações e válvulas a fim de fornecer água pressurizada para melhor eficiência na liberação dos jatos d'água quando acionados ao detectar fonte de calor acima do normal.

Quando uma temperatura elevada é detectada, as válvulas se abrem e a água é liberada, controlando e extinguindo o fogo antes que ele se espalhe, sendo um excelente método de prevenir a ocorrência de um incêndio. 

Alguns dos principais benefícios de se instalar um sistema de sprinkler incluem a prevenção de danos materiais e a proteção das vidas humanas. Um sistema bem projetado e instalado pode ajudar a evitar ou reduzir significativamente o impacto de um incêndio. 

Conte com uma boa empresa para desenvolver um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) e a correta instalação dos sprinklers em seu estabelecimento para garantir maior proteção às pessoas e ao patrimônio.

Postagem criada em: 11/10/2023 - 10:26


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.