Documento de finalização de uma obra

As built é uma expressão em inglês que significa “como construído”, logo um projeto as built preço refere-se a um documento final de uma construção civil, nele deve haver um registro completo de como o projeto foi construído, com todas as alterações e sua finalização, seguindo a norma técnica da ABNT NBR 14645/2011. Uma construção civil envolve vários projetos, tais como elétrico, hidráulico, arquitetônico, de combate a incêndio, entre outros, e em cada um desses projetos há um documento de as built diferente. Um documento de as built não é útil apenas para a finalização de uma construção civil, mas também para futuras reformas, operação e manutenção.

Toda obra de construção civil sofre alterações no decorrer do processo construtivo e, consequentemente, o projeto inicial também é alterado, bem assim quando ocorre alteração em uma edificação já construída, e em todas essas  situações é necessário ter um registro completo de todas as alterações realizadas, ou seja, ter documentado no as built, com a finalidade de não ocorrer problemas futuros com a estrutura da construção. 

Portanto em um documento de as built consta o registro tanto durante a execução de uma obra quanto durante o tempo de vida útil de uma edificação e este documento é muito útil na prevenção de futuros acidentes por conta de uma reforma ou alteração que pode ocorrer no imóvel, especialmente se esta for antiga.

O as built também tem a utilidade de manter os profissionais responsáveis, engenheiros e arquitetos, informados da situação atual da construção e conseguir uma redução de custos e de tempo de execução da obra. Para obter um as built eficiente, o proprietário da construção precisa buscar por uma empresa especializada e fazer um orçamento com o melhor custo-benefício.

Postagem criada em: 27/10/2022 - 11:04


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.