Eficiência no Combate a Incêndios

Um sistema de espumas e resfriamento é um recurso amplamente utilizado para extinguir incêndios onde envolve líquidos combustíveis e inflamáveis, onde a sua ação, quando aplicada sobre o produto, interrompe o contato do produto inflamável com o oxigênio, impedindo que as chamas se alastram e o fogo cessa por meio do abafamento.

Mas esse sistema não somente combate um incêndio, mas também age na prevenção, quando as espumas são aplicadas sobre o produto derramado, sendo resfriado e impedindo que os vapores do líquido inflamável entre em contato com a atmosfera, o que reduz, significativamente, o risco de incêndio.

A aplicação desse sistema é indicado para áreas de carregamento de combustíveis, aeroportos, refinarias, indústrias químicas e de petroquímicas, plataformas, estações de bombeamento, tanques de estocagem ou qualquer outro local que haja armazenamento de produtos inflamáveis.

Para que o sistema seja efetivo no combate ao incêndio, ele precisa contar com equipamentos adequados e especializados, como canhões monitores, esguichos manuais, bicos abertos, entre outros. Essa espuma utilizada no combate a incêndios é produzida com a mistura de um líquido gerador da própria espuma (LGE) e com água, e o seu efeito no controle das chamas se dá de dois modos: por abafamento e resfriamento.

O abafamento se dá quando a espuma forma uma camada sobre o líquido combustível, impedindo que o seu vapor entre em contato com o ar, fazendo o efeito de isolamento. Já o processo de resfriamento ocorre quando a espuma, que é formada pela maior parte de água, age de forma secundária.

O uso da espuma no combate a incêndio é mais eficiente quando aplicado junto a outros equipamentos, como os detectores de fumaça, alarmes de incêndio, entre outros, sendo possível também conectar esse sistema à central de emergência.

Busque por uma boa empresa para realizar a sua aquisição desse sistema para garantir o bom desempenho e segurança em sua indústria e a sua instalação também deve ser realizada por profissionais qualificados, pois qualquer erro pode colocar todo o local e pessoas em risco.

Postagem criada em: 06/10/2023 - 10:22


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.