Inspeção de qualidade em equipamentos

Para que grandes indústrias tenham suas fábricas funcionando, elas precisam de equipamentos, e pra isso eles precisam funcionar perfeitamente e cumprir com a função deles sem que problemas ocorram.

Para que esses aparelhos industriais funcionem bem, é necessário que inspeções e testes sejam feitos neles. Alguns testes são feitos durante a fabricação para avaliar a qualidade do produto, sua durabilidade, se está funcionando, entre outros testes físicos feitos. 

Métodos de inspeção: física e não destrutiva

Também existem as inspeções feitas depois que eles já foram instalados no local ou já estão em operação há algum tempo, assim a avaliação que será feita avaliará se o equipamento foi instalado corretamente, ou se ele está operando com o melhor desempenho que ele tem a oferecer.

Para que as inspeções desses equipamentos sejam feitas é necessário a contratação de empresas de inspeção de equipamentos, pois elas são especializadas em realizar diversos tipos de ensaios para comprovar a qualidade e estrutura bem formulada do equipamento, além disso também podem realizar ensaios não destrutivos para avaliar a parte de soldas, fissuras, falhas e descontinuidades que podem ocorrer no locais onde foram feitas soldas.

Os ensaios não destrutivos são métodos de avaliar a estrutura e espessura de equipamentos industriais sem causar desgastes ou forçar o equipamento, normalmente esse tipo de inspeção é feita por radiografia, mistura de partículas que pode ser magnetizadas (esse modelo só funciona se feito em superfícies metálicas), e por diversos métodos de ultrassom que existem para o setor industrial. E assim como os métodos de testes físicos, essas inspeções só devem ser feitas por profissionais que são treinados e habilitados para aplicar os testes nos equipamentos industriais.

Postagem criada em: 13/05/2022 - 20:47


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.