Programas para um local de trabalho mais saudável

Por lei, é obrigatório que as empresas implementem programas para promover um ambiente de trabalho ainda mais saudável e adequado para o desenvolvimento das atividades dos seus funcionários.

Entretanto, o que antes as empresas faziam apenas por obrigação legal, a fim de evitar maiores autuações e penalidades por parte dos órgãos governamentais, atualmente, elas vêm fazendo por oferecer uma série de benefícios.

Além de promover um ambiente ainda adequado para os funcionários, esses programas ainda reduzem de forma considerável os casos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, absenteísmo e presenteísmo (condição onde o funcionário está fisicamente presente na empresa, mas não consegue focar nas atividades).

Mas, quais programas são esses? Eles são o PGR e PCMSO, e hoje vamos te falar mais sobre suas diferenças!

Para começo de conversa, apesar de sempre falarmos deles em conjunto, esses programas são diferentes — e a sua diferença é o que os complementa!

O primeiro deles, o PGR, é o Programa de Gerenciamento de Riscos, ele é a documentação dos dados levantados no gerenciamento de riscos ocupacionais, materializando os agentes de risco presentes no local e pensando em medidas para reduzir os seus impactos.

Já o segundo, o PCMSO, é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ele é focado na saúde dos funcionários para poupar a sua saúde e bem-estar. É o PCMSO que implementa, por exemplo, a realização dos exames admissionais, demissionais, periódicos, dentre outros, tão importantes para monitorar a saúde dos funcionários.

Atuando em conjunto, esses programas são capazes de oferecer um local de trabalho muito mais saudável para os funcionários e garantem aos empregadores uma série de benefícios, incluindo a redução com custos de processos judiciais e afastamentos!

Postagem criada em: 10/08/2022 - 21:00


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.