Laudo de captação de águas pluviais

Em uma edificação, vários fatores são essenciais para a proteção de sua estrutura e de seus futuros ocupantes, como também garantir o estado de conservação e aumento da sua vida útil. E um destes fatores está incluso o sistema de drenagem, o qual tem como objetivo evitar ou eliminar problemas futuros, tais como alagamentos, deslizamentos, entre outros problemas. O sistema de drenagem consiste em captar a água da chuva e direcionar o excesso de águas pluviais a locais estratégicos como boca de lobo, valetas, por exemplo, e com isso evita-se erosões, o que pode causar rachaduras e abalar as estruturas de uma edificação.

E para ter um sistema de drenagem eficiente, é necessário obter um laudo de drenagem. Este laudo é um documento de suma importância para a análise do desempenho e apontar soluções para a melhoria de todo o sistema de drenagem de uma edificação. Ele também aplica na identificação de problemas existentes no sistema e assim propor medidas de correção, garantindo assim uma maior eficiência do sistema de captação de águas da chuva.

Com a avaliação do potencial da utilização das águas de chuva, é possível reduzir os custos com o consumo de água e ainda viabilizar a sustentabilidade na edificação. No processo e elaboração de um laudo da captação de águas pluviais é indispensável realizar a verificação de projetos e itens como: 

  • Dimensionamento de lajes;

  • Dimensionamento das caixas de passagem;

  • Instalações e materiais do telhado;

  • Verificação de dimensionamento de calhas;

  • Método de descarte da água pluvial;

  • Tratamento de água pluvial (ETA - Estação de Tratamento de Água);

  • Entre outros.

Importante ressaltar a relevância de contratar uma empresa especializada e experiente em elaborar e emitir um laudo de captação de águas pluviais para que o sistema de drenagem funcione de forma eficiente e segura, e assim evitar problemas futuros que comprometam a estrutura da edificação, mantendo a segurança de todos os usuários.

Postagem criada em: 19/10/2022 - 11:02


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.