Garanta a segurança do circuito elétrico

O quadro de distribuição geral é um dos equipamentos mais importantes na instalação elétrica de qualquer imóvel, seja residencial ou comercial, pois, ele é o responsável por concentrar todos os cabos referentes à fiação elétrica e por distribuir energia a todos os cômodos.

Para isso, é importante que toda instalação elétrica seja dividida em vários circuitos, e cada um deles deve ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de realimentação inadequada.

Em geral, é neste quadro que está toda a fiação elétrica do imóvel, seja pontos de luz, tomadas, interruptores e outros, e onde também existem os barramentos, responsáveis pela proteção dos circuitos contra choques, curtos e sobrecargas.

O painel serve para proteger os fios e circuitos elétricos de curtos e sobrecargas, os quais podem causar incêndios e outros problemas em toda a fiação elétrica da construção.  Por isso, é sempre importante que a instalação elétrica siga as normas regulamentadoras existentes no Brasil, como a NBR 5410, que regula as instalações em baixa tensão, e a NR-10, referente à segurança dos serviços de eletricidade.

É importante frisar que, o profissional responsável pelo projeto também precisa estar atento aos elementos que compõem o quadro de distribuição. Entre os itens que o compõe, estão o disjuntor geral, o barramento de interligação das fases, os disjuntores dos circuitos terminais, o barramento de neutro, o barramento de proteção, além da própria estrutura do quadro, que é composta de caixa metálica, entre outros. Por isso, consulte profissionais qualificados para fornecer toda a informação necessária, com presteza e atenção.

Postagem criada em: 22/10/2021 - 15:00


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.