Detectando Descontinuidades em Materiais

O ensaio de correntes parasitas em equipamentos industriais é uma prática de verificação e medição não destrutiva utilizada para identificar descontinuidades em superfícies e subsuperfícies em materiais condutores, como os metais. Geralmente, o teste é realizado com auxílio de um medidor de corrente de alta precisão para detectar falhas, como trincas, porosidades, variações na espessura do material, entre outras. 

O objetivo do teste é garantir que o equipamento esteja operando de acordo com as normas de segurança e desempenho exigidas. O teste também é útil para identificar falhas no sistema elétrico que possam causar curto-circuitos ou danos aos componentes.

Este ensaio é definido como o processo de medição de correntes elétricas que circulam entre os terminais dos equipamentos industriais, a fim de detectar falhas no circuito, avaliar o desempenho e encontrar possíveis falhas mecânicas. Este processo também pode ser usado para identificar problemas de qualidade no nível de instalação, pois essas correntes são indicativas de problemas de contato ou resistência. 

Nesta técnica, uma corrente provocada é gerada, devido ao fluxo de electrões através dos condutores, e então medida por um medidor de corrente. A precisão desta medição depende do circuito em particular.

Esta técnica de ensaio é amplamente usada na indústria para verificar a qualidade dos equipamentos. Além disso, é frequentemente usado para verificar se os equipamentos estão implantados adequadamente e se estão prontos para operar. Os testes são realizados em todos os tipos de equipamentos, como motores, transformadores, cabos e aparelhos eletrônicos. Esses equipamentos geralmente são submetidos a taxas de corrente muito baixas e, portanto, a medição da corrente necessária para encontrar falhas é bem pequena.

Existem vários métodos diferentes para realizar esses testes, dependendo das características do circuito. Os testes mais comuns envolvem a realização de um teste de resistência de terra e um ensaio de neutro aterrado. Outros testes, tais como a medição de correntes de fuga ou interferências, são usados ??para detectar possíveis problemas de qualidade.

O ensaio deste tipo é uma técnica extremamente útil e precisa para detectar falhas mecânicas e defeitos de qualidade nos equipamentos industriais. No entanto, é importante lembrar que todas as peças e componentes devem ser instalados adequadamente antes de realizar qualquer ensaio deste tipo. Além disso, é essencial ter cuidado ao realizar as medições, pois as correntes podem ser extremamente elevadas e potencialmente perigosas.

Postagem criada em: 09/08/2023 - 16:41


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.