Importância de uma documentação técnica

Todo projeto, serviço ou produto precisa de um relatório constando todas as informações e histórico, em apenas um documento, onde será possível consultar quando for necessário. Este tipo de serviço deve ser fornecido por uma empresa de documentação técnica, que seja comprometida e especializada na elaboração de laudos de acordo com os requisitos legais e exigências ambientais, além de cumprir com as normas nacionais e internacionais. Uma documentação técnica contempla todos os processos, desde o planejamento, execução e entrega final de um produto ou serviço, e tem por finalidade certificar que todo o procedimento foi seguido à risca de acordo com o projeto original e constatar todos os dados dos processos de fabricação ou serviço e também o desempenho dos colaboradores envolvidos ao proprietário, a fim de que uma futura manutenção seja feita de forma correta.

Uma documentação técnica visa a organização e gestão do empreendimento de forma prática, que, além das informações acima citadas, devem conter outras de áreas distintas, tais como Programa de Prevenção de Risco Ambientais (PPRA), laudos de mangueiras e extintores de incêndio, apólice de seguros, entre outras informações. Sendo um documento de extrema importância, ele deve ser elaborado de forma clara e objetiva, em que o proprietário precisa ter uma compreensão correta dos processos relacionados a fabricação de produtos ou serviços executados. Para um maior esclarecimento, segue abaixo os documentos que são necessários em uma documentação técnica:

  • Alvará de Funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal;

  • Habite-se ou Certificado de Conclusão;

  • Alvará de Funcionamento dos Elevadores/Escadas Rolantes (Certificado de funcionamento e garantia dos elevadores);

  • Relatório de Inspeção Anual dos Elevadores/Escadas Rolantes;

  • Atestado/Laudo de continuidade do SPDA - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas;

  • Certificado de Manutenção Sistema de Segurança;

  • Auto de Verificação de Segurança;

  • Relatório de análise da potabilidade da água e da limpeza dos reservatórios;

  • Relatório de análise da potabilidade da água e da limpeza dos reservatórios;

  • Entre outros documentos.

Claro que uma documentação técnica será elaborada de acordo com cada empreendimento e pode não conter todos esses documentos, mas precisam ser igualmente bem produzidas, portanto esse relatório deve ser feito por empresas altamente qualificadas no desenvolvimento desse serviço.  

Postagem criada em: 13/10/2022 - 09:35


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.