Relatório técnico de SPDA

O laudo de SPDA é um documento que consta as devidas informações do estado de conservação e condições gerais do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação. Deve-se fazer uma vistoria geral e realizar análises visuais e técnicas a fim de verificar o estado de conservação de todos os componentes do sistema, tais como captores, isoladores, cabos de interligação e descidas, aterramento, caixa de inspeção, entre outros componentes.

O laudo deve constar, além dessas verificações, informações dos serviços e medições realizados, composição do sistema, registro fotográfico, diagnósticos de problemas encontrados e suas devidas soluções, normas atendidas, com a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), e assinado pelo profissional responsável e devidamente habilitado.

Obter este documento é importante para identificar falhas e problemas existentes ou futuros e assim realizar as manutenções adequadamente, sejam elas corretivas ou preventivas, para a preservação dos componentes e garantir a integridade e capacidade operacional de todo o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, e dessa forma manter em segurança tanto o edifício quanto as pessoas que circulam por ele no momento em que houver uma queda de descarga elétrica.

O laudo do sistema de proteção contra descargas atmosféricas deve verificar as conformidades e atender a norma ABNT NBR 5419 (Proteção Contra Descargas Atmosféricas). E através de equipamentos calibrados e certificados também é feito as medições necessárias da resistência do aterramento.

Para obter um serviço de qualidade e confiança de inspeções e emissão do laudo do para raio é indispensável contratar uma empresa responsável e especialista no ramo, equipada de profissionais capacitados e ferramentas de última geração, calibrados e certificados.

Postagem criada em: 20/10/2022 - 13:29


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.