Verificação de refrigeração de um ambiente

PMOC é a sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle e tem por objetivo verificar e manter a limpeza e a integridade de um sistema de refrigeração de um ambiente e a saúde de seus usuários. Este é um procedimento obrigatório por lei para ambientes climatizados artificialmente por uma empresa que faz PMOC. Além de garantir uma higiene adequada do equipamento, o PMOC proporciona melhor desempenho e cuidados com a saúde ocupacional dos usuários, preservação do equipamento, gerando assim economia por conta da manutenção em dia e da redução do consumo da energia elétrica.

A falta de limpeza e manutenção em um ar condicionado provoca o acúmulo de ácaros, fungos, bactérias e contaminantes que podem desencadear doenças respiratórias nos usuários, ocasionando afastamento de colaboradores, resultando em maiores gastos financeiros para uma organização. Vale ressaltar que o descumprimento de efetuar o PMOC, por ser obrigatório por lei, pode gerar advertências, multas e ou interdição parcial ou total do local.  Por isso é de suma importância ter um Plano de Manutenção, Operação e Controle de um equipamento de refrigeração, para que o clima do ambiente esteja em condições aceitáveis e confortáveis aos seus ocupantes.

O procedimento de PMOC é realizado mediante a um levantamento de dados e informações do local e equipamento e através destes faz-se comparações entre os resultados apresentados pela medição com a referência padrão. A partir disso, um relatório é emitido com as devidas informações, reparos que precisam ser feitos e as orientações de como devem ser feitas as manutenções.

Os serviços de PMOC devem ser realizados por empresas qualificadas e certificadas no ramo, com profissionais capacitados e registrados no CREA  e ART, a fim de garantir que a organização esteja dentro dos parâmetros de segurança exigidos por normas e leis vigentes, oferecendo soluções personalizadas a seus clientes.

Postagem criada em: 13/10/2022 - 16:14


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.