Estação de tratamento de efluentes é uma unidade que utiliza processos físicos, químicos e biológicos para remoção de poluentes de efluentes industriais e residenciais. O objetivo principal desta tecnologia é remover os poluentes do esgoto para que os efluentes possam ser devolvidos ao meio ambiente de forma segura. 

Estas estações de tratamento podem ter diferentes graus de tratamento dependendo do tipo de efluente e dos níveis de poluição, mas geralmente incluem sedimentação, filtração, flotação, adsorção, oxidação, neutralização, clarificação e desinfecção.

É nessa instalação onde o efluente (águas residuais), proveniente dos processos industriais e atividades domésticas, recebe tratamento físico-químico e biológico, para a sua eliminação em corpos recebedores.

As ETEs são utilizadas para reduzir o impacto ambiental causado pelos dejetos urbanos, industriais ou agropecuários, a fim de garantir recursos hídricos saudáveis e preservação da qualidade do meio ambiente.

O tratamento de efluentes realizado pelas estações possui, basicamente, as seguintes etapas: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário. O pré-tratamento consiste em coletar os sólidos maiores, como folhas, papel, plástico, etc.

Já o tratamento primário possui processos físicos como decantação, flotação, sedimentação, filtração, que visam a remoção de sólidos, graxas e óleos.

Já o tratamento secundário consiste na remoção de matéria orgânica dissolvida, através do processo de oxidação biológica, onde micro-organismos presentes nos lodos retiram a matéria orgânica do efluente.

O tratamento terciário objetiva a redução da carga microbiológica presente no efluente, por meio da desinfecção química, ozonização, ultravioleta, cloração, entre outros.

A ETE é uma importante unidade para remover contaminação, poluentes e outros resíduos do esgoto doméstico ou industrial antes que sejam liberados na natureza. Ela é responsável por devolver às águas superficiais condições adequadas para uso recreativo e abastecimento de populações, tornando-se essencial para o meio ambiente.

Ela impede a contaminação de corpos hídricos, contribuindo assim para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. O processo de tratamento envolve filtragem, sedimentação, floculação e desinfecção das águas residuais, reduzindo o conteúdo de matéria orgânica e microorganismos nocivos à saúde humana.

Além disso, a ETE é também uma fonte de energia renovável, pois durante o processo de tratamento, são produzidos gases que podem ser convertidos em combustíveis ou usados para produzir energia elétrica.

Por todas estas razões, a ETE tem sido um componente fundamental na preservação dos recursos hídricos e na garantia da saúde humana e do meio ambiente. É imprescindível assegurar que o processo de tratamento seja realizado adequadamente para que possamos ter água limpa e saudável para todos.

Postagem criada em: 25/08/2023 - 10:25


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.