Instalação de aterramento eficaz

Toda edificação precisa instalar um aterramento eficaz, ou seja, instalar o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Uma instalação de SPDA adequada tem a função de captar as descargas atmosféricas e conduzir a eletricidade pelo aterramento e dispersar no solo, dessa maneira garante a proteção de equipamentos elétricos e aos seus ocupantes. E para certificar que a instalação seja adequada ao projeto e atenda aos requisitos legais, um laudo de aterramento deve ser emitido pelo profissional responsável, ou seja, por um engenheiro elétrico ou um técnico em eletrotécnica, devidamente assinado por ele.

Este laudo deve ser emitido sempre que finalizar uma obra ou reforma de construção civil ou ainda sempre que realizar uma inspeção de SPDA, para promover a eficiência de segurança de seus usuários, patrimônio e equipamentos instalados, e deve ser baseado na NBR 5419/2015 da ABNT. Além de manter a integridade e aumento da vida útil dos equipamentos.

Antes de elaborar o laudo técnico, é necessário realizar vários procedimentos para obter uma eficiência do sistema, tais como terrômetro, equipamento de medir a resistência do solo em receber as descargas elétricas, calibrado e certificado; medição da resistência ôhmica do aterramento pelo terrômetro; relatório fotográfico das ações realizadas e disponibilização de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). 

Para atender cada cliente e oferecer soluções inovadoras, personalizadas e eficientes, empresas que fazem elaboração de laudos elétricos, incluindo o de aterramento, precisa ser especializada em serviços de engenharia elétrica e com vasta experiência na área, com uma equipe de profissionais altamente qualificados, e ainda seus equipamentos de trabalho precisam ser calibrados e certificados.

Postagem criada em: 18/10/2022 - 16:57


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.