Como Detectar Defeitos em Materiais não Porosos

Ensaio por líquido penetrante é um método não destrutivo de inspeção que é amplamente utilizado para detecção de falhas superficiais abertas, tais como fissuras, trincas, poros, trabalhos mal feitos e outras imperfeições em materiais não porosos. 

Este tipo de ensaio é realizado aplicando-se um líquido penetrante na peça a ser examinada. O fluido penetra nas aberturas das imperfeições expostas à superfície da peça, e uma fina camada de material fluorescente é então aplicada sobre a peça para revelar a presença de falhas. 

A camada de material fluorescente destaca a falha, tornando-a visível sob luz ultravioleta ou luz branca. O ensaio é usado com frequência para examinar soldas, parafusos, tubos, conexões, componentes mecânicos, painéis elétricos, juntas, chapas metálicas e outros elementos fabricados.

Este ensaio é um dos métodos mais comuns de inspeção visual em materiais não porosos. Esta técnica não destrutiva visa detectar defeitos na superfície, como trincas, furos ou superfícies irregulares. 

Ele envolve a aplicação de uma solução de líquido penetrante na superfície do material que está sendo inspecionado. A solução líquida penetra nos defeitos da superfície, bem como em outras aberturas, e é posteriormente removida. Geralmente, são usados fluorescentes ou corantes que tornam as imperfeições mais visíveis quando examinadas com luz ultravioleta.

Antes de realizar o ensaio, é necessário preparar adequadamente a superfície do material a ser inspecionado. Isso inclui limpar a superfície usando solventes apropriados, abrasivos ou outros métodos, e secar a área a ser inspecionada. O líquido penetrante é então aplicado à superfície para que possa penetrar nos defeitos presentes. Após algum tempo, o excesso de líquido penetrante é removido e, então, a área da superfície é lavada com um solvente para remover todo o líquido penetrante residual. 

Ao final do processo, a superfície é examinada sob luz ultravioleta para detectar qualquer vestígio de líquido penetrante acumulado nos defeitos presentes. A presença do líquido penetrante indica claramente a presença de defeitos na superfície e facilita a identificação de trincas, furos ou outras imperfeições presentes.

Este ensaio é amplamente utilizado na inspeção de materiais metálicos e não metálicos, bem como materiais não porosos, e fornece resultados precisos a um custo relativamente baixo.  É importante notar que os defeitos podem ser mal detectados se as superfícies não forem adequadamente preparadas antes do ensaio, quando a superfície estiver suja, contaminada ou quando houver grandes quantidades de líquido penetrante presentes.

Postagem criada em: 08/08/2023 - 16:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.