Inspeção não destrutiva por partículas magnéticas

Se você já ouviu falar sobre testes de equipamentos industriais e de aparelhos metálicos provavelmente encontrou diversos deles que fazem o teste de maneira mais física pois estão averiguando a qualidade e resistência do aparelho, mas existem outros métodos de testar a montagem e estrutura desses objetos.

Além de forçar o equipamento para descobrir se há algum local danificado ou com má estruturação, é possível realizar alguns ensaios que não danificam as peças e encontram falhas no equipamento em observação, esses tipo de ensaio é chamado de não destrutivo, pois ele não interfere de forma direta no funcionamento do aparelho e entrega bons resultados.

Ensaio não destrutivo sem equipamentos de análise

Um tipo de ensaio utilizado em equipamentos de metal é a inspeção por partículas magnéticas, isto é, a partir de pequenas partículas é possível encontrar fissuras e falhas na estrutura do objeto magnetizado.

Esse tipo de inspeção acontece da seguinte maneira:

  1. É feita uma mistura entre ferro e óxido de ferro;

  2. O equipamento metálico é magnetizado através de uma pequena corrente elétrica;

  3. A mistura é colocada sobre a superfície do equipamento que está sendo analisado;

  4. Essa mistura será conduzida pela corrente elétrica que está magnetizando o objeto;

  5. Onde houver fissuras, falhas e descontinuidades, as partículas ficarão acumuladas no Local indicando que ali há um campo de fuga.

A aplicação da mistura de partículas pode ser feita na superfície seca ou úmida, cada uma delas resultará em formas diferentes de condução delas pela corrente magnética. A aplicação seca acontece normalmente, já se for aplicada em superfície úmida, as partículas se deslocam de forma mais precisa encontrando até as mínimas falhas por se tornarem mais sensíveis.

Postagem criada em: 12/05/2022 - 20:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.