Entrega de imóvel de forma segura

O laudo de recebimento de imóvel é um documento técnico que deve conter todas as informações do estado geral e atual de uma edificação para o locatário ou comprador do imóvel. Além de todas as informações das condições gerais da propriedade, neste documento também deve conter um relatório fotográfico de todos os espaços e móveis, no caso de imóveis mobiliados, e ainda as medições das dimensões do ambiente. 

Este documento é importante para assegurar aos envolvidos, locador e locatário ou vendedor e comprador, das reais condições do imóvel e ninguém ser prejudicado, tanto no momento de entrega quanto na devolução das chaves, no caso de locação. Ele garante condições de moradia favoráveis ao locador ou comprador e resguarda o locador.

O laudo também tem a finalidade de identificar falhas de construção ou futuros problemas, o que é possível realizar manutenções preventivas, o que é vantajoso para ambas as partes em questões financeiras. A vistoria deve ser realizado por um profissional habilitado, que pode ser contratado pela imobiliária, e deve conter informações de itens importantes, tais como instalação elétrica, instalação hidráulica, infiltrações, pintura, dimensões do imóvel, rachaduras, pisos, tetos, forros, janelas e portas, condições da mobília (no caso de locação).

Também deve fazer testes com lâmpadas para certificar se os bocais estão funcionando e testes das tomadas com auxílio de equipamentos específicos, além de utilizar outras ferramentas para outras medições. Ao final, este documento deve ser assinado por todas as partes envolvidas, profissional, locador e locatário ou comprador.

Visto que este documento não é obrigatório, mas deve ser providenciado quando solicitado pelo locador ou comprador, sendo um serviço, o qual é importante ser contratado por uma empresa especializada, muito útil e vantajoso, pois viabiliza soluções viáveis que muitas vezes passam despercebidas na ausência de uma vistoria geral da propriedade, podendo gerar prejuízos financeiros para os envolvidos.  

Postagem criada em: 20/10/2022 - 10:14


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.