Norma regulamentadora para compressores

Compressores de ar são utilizados para gerar energia pneumática, através do abastecimento feito por energia elétrica ou combustível, após o procedimento interno do compressor é criado o ar comprimido que é utilizado em certos locais e momentos nas grandes indústrias e até mesmo em comércio e aparelhos.

Assim como a caldeiras, os compressores de ar, ou vasos de pressão, são submetidos a exigência de fabricação e funcionamento pela norma regulamentadora NR-13, que tem como objetivo fazer com que o funcionamento dessa categoria de equipamento seja feita de forma segura, pois é uma norma criada por um órgão que defende e preserva os direitos e a saúde dos trabalhadores.

Conhecendo os tipos de inspeção em compressores de ar

A Inspeção em compressores deve ser feita em algumas situações, os tipos de inspeções são:

  • inspeção inicial — feita quando o compressor é colocado no local de instalação;

  • inspeção periódica — feita regularmente para avaliar a situação dos compressores e seu desempenho;

  • inspeção extraordinária — esse tipo é feito antes de realizar a instalação no local onde o compressor será instalado, e deve ser feito exames externos, interno e teste para avaliar sua qualidade.

Por ser um equipamento de extrema importância e por apresentar riscos se não foi manuseado corretamente, é necessário que vários testes e inspeções sejam feitas para garantir a segurança de funcionamento do equipamento e para verificar sua segurança quanto às pessoas que trabalham no mesmo local e em áreas próximas.

Após todas essas informações é possível entender a preocupação em manter os equipamentos em bom estado e realizar diversas inspeções e testes neles, isso é uma forma de garantir que os equipamentos serão utilizados de forma correta e sua verificação deve ser regular para que possa ser encontrado qualquer falha antes do problema se agravar.

Postagem criada em: 09/05/2022 - 20:51


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.