Segurança contra incêndios para edificações

A obtenção de avcb é indispensável para todas as edificações que tenham igual ou superior a 750 m² para garantir a segurança das pessoas e do próprio imóvel contra a ocorrência de incêndios. Este documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros e é uma exigência legal, podendo ser passível de multas o empreendimento que não possuí-lo. Tal documento pode ser elaborado na fase de projeto ou quando houver alteração na construção, como ampliação, reformas ou outras alterações.

Quando emite-se o documento Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) atesta que uma edificação segue as normas legislativas de segurança contra incêndios. Para obter este documento é preciso solicitar uma vistoria detalhada do Corpo de Bombeiros de todos os componentes para combate de incêndios e certificar o seu estado de conservação e funcionalidades, pois os tais precisam estar em perfeitas condições de uso no caso de acontecer um incêndio. Não só os componentes, mas o local também deve ser analisado, constatar se existe uma rota de fuga para que as pessoas possam sair. Também deve-se conferir os materiais utilizados em alguns locais específicos da edificação, como teto, forro, piso, paredes, entre outros, se são resistentes ao calor, caso encontre falhas construtivas ou outro fator que comprometa o combate ao incêndio e o socorro de pessoas, uma correção deve ser feita.

Entre as edificações que precisam obter o AVCB estão: construção, reformas ou ampliação da área construída, mudança de ocupação ou uso, regularização ou construções provisórias, como eventos, shows, circos, entre outros. E edificações inferiores a 100 m² de área construída ou residências unifamiliares não precisam da obtenção do documento de AVCB.

Para obter o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, o AVCB, é importante contratar empresas especialistas para a realização desse serviço, empresas estas que atendam às normas e leis vigentes, possuam equipamentos calibrados e certificados e conte com profissionais devidamente habilitados, para oferecer aos seus clientes o melhor atendimento.

Postagem criada em: 27/10/2022 - 09:29


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.