Mantendo a integridade do sistema de aterramento

Toda edificação precisa ter um sistema de aterramento elétrico para a proteção de usuários e aparelhos eletroeletrônicos  contra descargas atmosféricas que podem atingir edifícios, seja comercial, residencial ou público. Para que um aterramento funcione de forma eficaz, a inspeção do sistema de aterramento deve ser efetuada de forma constante. Este procedimento é realizado com a ajuda da ferramenta alicate terrômetro, o qual serve para medir a resistência ôhmica do sistema de aterramento, a qual se estiver acima de 10 ohms, indica inadequação. É capaz de verificar a continuidade, medir a resistência do aterramento, revisão da conexão de aterramento e obter um relatório contendo as informações levantadas, condições gerais do aterramento, medições apresentadas, recomendações de possíveis correções, quando falhas são encontradas.

Várias são as normas que estabelecem um desempenho eficaz de um aterramento, sendo elas: NBR 5419 proteção contra descargas atmosféricas, NBR 5410 instalação elétrica de baixa pressão, NBR 15751 sistema de aterramento de subestações, entre outras normas.

Realizar a vistoria de um aterramento tem por objetivo garantir a integridade de todo o seu sistema, a vida útil dos equipamentos e a segurança, eliminando assim a ocorrência de acidentes causados por raios, como queima de dispositivos eletroeletrônicos e sua perda, a até incêndio causado por curto circuito. E ainda garantir adequação às normas vigentes.

Ao realizar a inspeção, um relatório técnico é elaborado pelo profissional

responsável informando todas as questões levantadas, tais como as condições gerais do aterramento, as medições efetuadas, fotografias das anormalidades identificadas, caso existirem, juntamente com as recomendações a serem seguidas apontadas pelo técnico, ou seja, suas possíveis correções, podendo ser uma manutenção preventiva ou corretiva. 

Vistorias do sistema do aterramento são serviços prestados por empresas especializadas no ramo, com profissionais bem treinados e capacitados, e que seus equipamentos são calibrados e certificados, garantindo um resultado confiável e seguro aos seus clientes.

Postagem criada em: 17/10/2022 - 16:34


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.