Tratamento e Retirada de Sais da Água

Afinal, você já ouviu falar sobre dessalinização? Sabe no que consiste este procedimento e a importância dele para uma maior qualidade da água? Se você caiu de paraquedas e não sabe nada sobre o assunto, não se preocupe, pois aqui estamos dispostos a te ajudar e por isso destacaremos os pontos mais relevantes ao longo deste artigo para um entendimento sucinto do assunto. Portanto, atente-se às informações a seguir:

Basicamente falando, estamos nos referindo ao processo físico/químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra.

Ainda, podemos destacar que o objetivo principal deste processo consiste em transformar a água em potável ou em água doce. Utilizada em mais de 150 países para abastecer regularmente, em destaque os de regiões desérticas ou com dificuldades de abastecimento. E ainda, este processo se caracteriza como altamente importante por ser a maior fonte de água para satisfazer a sede humana e regadura no Oriente Médio, Norte da África e em algumas ilhas do Caribe.

Existem diversos meios deste processo:

  • Osmose reversa: Este processo ocorre quando se exerce forte pressão em uma solução salina.Os canais de dessalinização atuais utilizam tecnologia de ponta, com membranas osmóticas sintéticas.
  • Destilação Multiestágios: Neste processo, é utilizado vapor em alta temperatura para que a água do mar entre em ebulição, ou seja a própria água do mar é usada como condensador da água que é evapora.
  • Térmica: É utilizada em lugares quentes, com construção de grandes tanques cobertos com vidro ou outro material transparente. Em lugares frios ou com, esse processo é feito gerando calor através de energia, podendo ser energia solar.
  • Congelamento: É um processo que ainda exige estudos de viabilidade e novas tecnologias. Neste caso, a água do mar ou salobra é congelada.

Postagem criada em: 02/02/2022 - 14:02


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.