Devido ao alto índice de ocorrências de descargas elétricas, ou seja, de raios no Brasil, o risco de danos materiais e risco à vida é grande. Por esse motivo é preciso fazer uma análise das condições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de um empreendimento, mediante as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo a principal a NBR 5419.

A avaliação de SPDA consiste em averiguar se há falhas, insuficiência ou deterioração de para-raios ou de todo o sistema do SPDA. Com essa avaliação no sistema de SPDA de um edifício, seja residencial, público ou comercial, em dia pode-se evitar muitos problemas, entre eles pode-se listar os prejuízos financeiros, perdas de vida, curtos-circuitos e incêndios, danos ao edifício e multas. Além de que, após a avaliação, é possível aplicar soluções inovadoras que irão garantir a proteção adequada aos usuários e às edificações. 

Após a avaliação, deve ser feito um laudo técnico, onde deve conter todas as especificações levantadas e traçar soluções modernas e eficientes para garantir a proteção de pessoas, equipamentos, estruturas e instalações presentes no empreendimento. Um engenheiro eletricista é quem vai avaliar a necessidade do SPDA e decidir a proteção adequada e quais medidas necessárias a serem tomadas. Enquanto a NBR 5419 é que determina as condições do projeto, instalação e manutenção do SPDA e quais os documentos necessários para a execução da avaliação.  

A empresa que realiza os serviços de avaliação de proteção contra descargas elétricas precisa ser confiável e experiente, de forma a assegurar a seus clientes a proteção tanto de pessoas quanto de materiais.

Postagem criada em: 10/10/2022 - 13:43


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.